Informação

-----------------------------------------------------------------------------------------------
* Os alunos que gostariam de ver suas fotos ou vídeos postados no Blog da Escola, favor pegar Autorização para uso de Imagem e Vídeo na Sala de Tecnologias, ou clique aqui para fazer o download da autorização.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Visita à Tafona

No desenvolvimento desta etapa do PEC em nossa escola, com o tema Agricultura Familiar, as professoras Mari Ivone do 4º ano e Ladir Corneo do 2º ano, realizaram com seus alunos um resgate cultural através da música, com o objetivo de conhecer as práticas agrícolas da época de seus avós, em relação ao cultivo, processamento e consumo do milho.

Para trabalhar o plantio, utilizaram a música “Chico bento”, que traz a narrativa do trabalho no campo, para o processamento e consumo escolheram a música “Peneiras”, finalizando com a alegria das festas culturais bem conhecidas no interior retratada na música “Pandeirinhos”.

As professoras organizaram uma visita à Tafona na residencia do Sr. Itelvino Padoim, possibilitando ás crianças a compreensão de todo estas etapas trabalhadas em sala de aula. Realizando uma entrevista e acompanhando a Tafona em moer o milho e transformá-la em farinha de milho.

Na escola, os alunos utilizaram à farinha de milho para fazer um bolo, utilizando todos os ingredientes, produzidos no campo, principalmente a farinha de milho.

Concluindo esta parte do projeto, ás músicas “Chico Bento”, “Peneiras” e “Pandeirinhos” serão apresentadas em nossa festa junina no próximo dia 07 de agosto de 2015. As crianças também confeccionaram os principais instrumentos musicais utilizados nas festas de São João.













Nenhum comentário:

Postar um comentário