Informação

-----------------------------------------------------------------------------------------------
* Os alunos que gostariam de ver suas fotos ou vídeos postados no Blog da Escola, favor pegar Autorização para uso de Imagem e Vídeo na Sala de Tecnologias, ou clique aqui para fazer o download da autorização.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 24 de maio de 2016

Frutas Nativas

ALIMENTAÇÃO
Um prato cheio de reflexões!!

O tema “Alimentação” pode ser trabalhado com base em diversos aspectos, que envolvem sociedade e suas relações, meio ambiente, cultura, economia e saúde. O alimento que ingerimos, portanto, carrega consigo uma história que diz muito sobre a sociedade e o meio em que estamos inseridos.
Pensando nestas diversas dimensões humanas da alimentação, na disciplina de Ciências ministrada pela professora Loyvana foram desenvolvidos trabalhos com os alunos do 8°ano, a fim de buscar uma reflexão e vivência sobre o tema.
Foram propostos dois trabalhos: “Frutas Nativas” e “Agricultura Familiar”.
FRUTAS NATIVAS
Trouxe para os alunos uma abordagem da alimentação ligada ao resgate de alimentos nutritivos vindos direto da natureza junto à conservação ambiental e geração de renda para famílias agricultoras. Este trabalho tratou das Frutas Nativas da Mata Atlântica, e foi realizado através de leituras, debates, apresentação de documentários, experimentação das frutas nativas trazidas pelos próprios alunos e produção da exposição “Biodiversidade Pela Boca”. Araçá, Butiá, Goiaba, Jabuticaba, Açaí Juçara, Guabiroba, entre outras, são exemplos de frutas nativas do Bioma Mata Atlântica, que possuem potencialidade alimentar, econômica e de conservação ambiental, podendo ser produzidas utilizando princípios de uma Agricultura de Base Ecológica, e depois transformadas em polpas, sucos, cremes, sorvetes, chimias entre outros pratos. O consumo das frutas nativas é uma excelente opção para quem busca alimentos saudáveis, nutritivos, e é uma forma de construir uma relação mais próxima entre as pessoas e a floresta!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário