PROJETO: Produção audiovisual de propaganda eleitoral e realização de eleição na escola:
Um momento de discussão e reflexão sobre o período eleitoral, realizado junto aos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental durante aproximadamente 45 dias.
A PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA
No início do mês de agosto deste ano os candidatos ao cargo de vereador, vice-prefeito e prefeito começam a aparecer em todos os meios de comunicação, numa disputa acirrada pelo poder.
Todos os candidatos apostam em algo que possa atrair o voto do eleitor para seu partido, assim, os integrantes do partido criam músicas de fundo eleitoral e também apostam em discursos, propostas e apresentações.
Em todos os meios de comunicação, o partido tenta se integrar aos principais e mais vistos pelo povo, a televisão e a nternet. Na internet alguns políticos se sobressaem com fotos, videos e discursos. Nas redes sociais é liberada a propaganda eleitoral, quase todos usam esse meio, outros só usam a sua propaganda na televisão.
As eleições ocorrem de 4 em 4 anos. As eleições para vereador e prefeito são separadas das eleições para governadores e presidente da República.
No dia 7 de outubro todos os eleitores saem de suas casas para votar em seus candidatos, exceto os maiores de 70 anos, os menores de 16 e os analfabetos. Essas pessoas tem o voto facultativo. No fim da votação os votos são contados e o resultado da contagem decide os vereadores e prefeito.
( Rômulo de Oliveira Costa - 5º ano)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ-6dFtjf-9VkUqmVZR99pBaIGudOqLMnlDrH-MiErcPX4wUKda7sue2kLSg4mDTBtBhyphenhyphenruOAbscJDPDkrhXtcTrjcVkm5mG0Gfz8ux8Zf3qLFoK2KmNR6DiqIordV9r73ANE0wjT03KU/s320/DSC00003.JPG)
A turma foi dividida em três grupos, cada grupo escolheu o candidato a prefeito e vice-prefeito da escola. Feito isso, cada grupo elaborou as suas propostas, seus jingles de campanha, apresentação dos candidatos, criação do partido e número, fala dos eleitores/simpatizantes de cada candidatura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK6_dJYGrmlEpHyTRX6ZEcQMXluCMJxoxumSr9JGIWf06S-TcCNvkl4WxGOGoaCwCsTMYW1eqGCaon3DaxiBkiQT-4bGW3f_VEaxtcC-YYYvBGxrYC0xuWcF1LGxsPcIrORfXNIMf57-E/s320/DSC09992.JPG)
No momento seguinte, cada equipe gravou o seu programa eleitoral, contendo elementos característicos desse tipo de audiovisual.
Na sequência, os alunos tiveram a oportunidade de levantar as necessidades e verificar os problemas da escola relacionando-a ao Município e ao mesmo propor ações e melhorias ao espaço escolar.
Após a produção do audiovisual, 181 alunos e professores das demais turmas assistiram aos programas eleitorais e puderam votar entre as três candidaturas.
Apurados os votos, Maicon e Ana Carolina receberam 29 votos (17,37 %); Maurício e Guêmily 39 votos (23,35 %) e os vencedores Julia e João Vítor, do Partido Democrático Escolar 99 votos (59,28 %). Os votos nulos totalizaram 14 e não teve voto em branco.
Entre as propostas de Julia e João Vítor estão:
- Mais computadores
- Banheiros novos
- Quadra de esportes nova
- Bebedouro
- Arrumar as janelas das salas
- Pintar a escola
- Livros novos
O trabalho interdisciplinar foi realizado pelo professor André Cavaler da Luz, auxiliado pelo professor de Tecnologias Matheus.